O logótipo da Securitas - com os seus três círculos vermelhos e a palavra "Securitas" por baixo - foi registado há 50 anos, no Instituto Sueco de Patentes e Registos, a 11 de Maio de 1973. Na altura do registo, que viria a confirmar a propriedade do logótipo por parte da Securitas, este já estava a ser utilizado desde 1971.
Karl Erik Ekeroth, o artista por detrás do ícone
O logótipo foi concebido pelo artista sueco Karl Erik Ekeroth (1931-2019). Ekeroth estudou história da arte, letras e pintura na Konstfack, a maior universidade da Suécia especializada em arte, artesanato e design. A sua ideia de utilizar três círculos vem da letra "S" do código morse, conhecido pelo sinal de socorro internacional SOS.
A utilização de letras minúsculas em logótipos estava na moda nos anos 70, razão pela qual Ekeroth utilizou apenas letras minúsculas para o nome da empresa nos seus esboços originais. No entanto, o CEO da Securitas da altura, Erik Philip-Sörensen, preferiu letras maiúsculas e Ekeroth concordou, ainda que com relutância. Todavia, como um protesto artístico silencioso, conseguiu introduzir um "u" minúsculo. Após a atualização da marca em 2021, apenas o "S" permaneceu em maiúsculas, com as letras subsequentes em minúsculas - preservando, de certa forma, a expressão artística de Ekeroth.
Inalterado desde o registo
"A identidade visual da Securitas passou por duas grandes reformulações", revela Mauro Silva, VP de Marca e Marketing Estratégico. "No entanto, os três círculos vermelhos permaneceram quase intocados desde o registo. Representam os nossos valores (Integridade, Vigilância e Serviço) e são o nosso ativo de marca mais poderoso e o nosso identificador inconfundível. Em fevereiro, a Securitas foi nomeada a 8ª marca sueca mais valiosa do mundo, o que demonstra o poder de sermos fiéis ao nosso legado, aconteça o que acontecer."
Mais de 350 000 funcionários e milhões de pessoas em 45 mercados, em todo o mundo, encontram os três círculos vermelhos todos os dias. Encontram-nos não só no exterior dos escritórios da Securitas, mas também nas instalações dos clientes, nos carros e no fardamento, incutindo orgulho nos nossos colaboradores e clientes em todo o mundo. O mundo mudou, significativamente, nos últimos 50 anos, mas a Securitas continua a dedicar-se a tornar o mundo um lugar mais seguro, enquanto se afirma como uma empresa de soluções de segurança de vanguarda, com tecnologia e expertise líderes a nível mundial.
"Os três círculos são um lembrete constante dos nossos valores", diz Helena Andreas, SVP Group Communications and People. "Todos os dias, ajudam a moldar a cultura da nossa empresa, o que, por sua vez, nos ajuda a criar sucesso a longo prazo, proporcionando valor aos nossos clientes, colegas e comunidades. Este compromisso, década após década, é o que fez da Securitas o parceiro líder mundial em soluções de segurança que somos hoje."
Sobre a Securitas
A Securitas é um parceiro e líder mundial de soluções de segurança e proteção, que ajuda a tornar o seu mundo um lugar mais seguro. Quase nove décadas de profunda experiência significam que vemos o que aos outros passa despercebido. Ao alavancar a tecnologia, em parceria com os nossos clientes, e em combinação com uma abordagem inovadora e holística, estamos a transformar o setor de segurança. Com 358.000 funcionários em 45 mercados, vemos um mundo diferente e criamos valor sustentável para nossos clientes, protegendo o que mais importa: as suas pessoas e os seus ativos.
- Fundada em 1934 em Helsingborg, Suécia
- 358 000 colaboradores
- Presença global em 45 mercados
- Magnus Ahlqvist é o CEO e Presidente
Fatos rápidos
- O primeiro registo do logótipo da Securitas foi a 27 de outubro de 1971
- O logótipo foi projetado por Karl Erik Ekeroth (1931-2019)
- A data de inscrição foi 11 de maio de 1973
- A ideia de usar três círculos vermelhos vem da letra "S" no código morse, conhecido pelo sinal de socorro internacional SOS
- A cor vermelha é Pantone 1787C + 1788U, (C 000, M 092, Y 076, K 000)
- A Securitas entrou no top 10 do relatório anual de 2023 da Brand Finance sobre as marcas suecas mais valiosas e fortes
- Os três círculos vermelhos também fazem parte dos logótipos da Securitas Technology e da Securitas Healthcare
Imagens
- Karl Erik Ekeroth, o artista responsável pelo logótipo da Securitas, na sua mesa de trabalho (foto privada)
- Retrato de Karl Erik Ekeroth