Securitas adere ao Pacto para a IA da União Europeia

A Securitas aderiu, oficialmente, ao Pacto para Inteligência Artificial (IA) da União Europeia (UE), reforçando o seu compromisso com o uso ético da IA, ao integrar tecnologia de ponta com a experiência humana para um futuro mais seguro.

07 outubro 2024 15:41

A Securitas, parceiro em soluções de segurança inteligente com tecnologia e expertise de classe mundial, aderiu ao Pacto para a IA da União Europeia, para reforçar o seu compromisso com a utilização ética e responsável da inteligência artificial (IA).

O Pacto de IA é um quadro voluntário que visa preparar as organizações para a conformidade com o Regulamento da IA da União Europeia, que regula o uso de sistemas de IA com base no seu potencial risco. O regulamento entrou em vigor em agosto de 2024 e será implementado em fases ao longo dos próximos três anos.

“O Pacto para a IA é um passo importante rumo a um futuro mais seguro,” afirma Martin Althén, Presidente da Securitas Digital. “Ao combinar soluções de ponta de IA com os nossos profissionais de segurança altamente qualificados, podemos estabelecer um novo benchmark em termos de segurança e inspirar o progresso em todo o setor. À medida que continuamos a integrar a IA, estamos comprometidos em manter os mais elevados padrões de privacidade, segurança e conduta ética.”

O Pacto para IA da UE incentiva as organizações aderentes a comprometerem-se, voluntariamente, com três ações principais: implementar uma estratégia de governança para apoiar a adoção da IA e preparar a conformidade com a Lei de IA; mapear sistemas de IA que possam ser classificados como de alto risco e promover a literacia e a consciência sobre IA entre os colaboradores, para garantir um desenvolvimento ético e responsável. Estabelecer estas práticas permite que as organizações construam uma base sólida para a integração ética da IA, nas suas operações.

Atualmente, a Securitas já está a transformar a segurança com a ajuda da IA, melhorando a deteção de ameaças, otimizando a alocação de recursos e desbloqueando insights estratégicos. A IA analisa dados de vigilância e controlo de acessos para identificar anomalias e alertar as equipas de segurança, permitindo medidas proativas. Adicionalmente, a IA transforma dados não explorados em insights acionáveis, otimizando o uso da energia e a utilização do espaço. Este nível de integração da IA requer que os clientes confiem no compromisso da Securitas com a transparência, segurança e implementação ética.

“O nosso próprio Quadro de IA Responsável destaca a importância do uso ético e transparente da IA em todas as operações,” afirma Hillevi Agranius, Chief Information Officer da Securitas. “Ao incorporar práticas de governança rigorosas, garantimos que as soluções de IA não cumprem apenas os padrões regulamentares, mas que também Serviço.

Como signatária do Pacto para a IA, a Securitas continuará a liderar a indústria rumo a um futuro onde a tecnologia e a expertise humana se combinam para criar um mundo mais seguro.

Este comunicado de imprensa está disponível em www.securitas.pt

Contactos:

Securitas Portugal, Marlene Pequenão, Corporate Communications Manager, e-mail: marlene.pequenao@securitas.pt